A Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) promoveu na última segunda-feira (17), na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), uma reunião com a participação de diversos integrantes de segmentos da sociedade civil e do poder público, tanto estaduais, quanto municipais, para a aprovação do Regimento Interno da 6ª Conferência Estadual das Cidades na Paraíba.
A reunião foi coordenada pelo Gerente de Programas Habitacionais da Cehap, Gildmar Alves, que debateu com os participantes sobre a importância de unir esforços para garantir que as vozes da sociedade civil sejam ouvidas nas decisões que impactam no desenvolvimento urbano. Além disso, o encontro foi um espaço de diálogo e colaboração, onde cada entidade teve a oportunidade de apresentar suas demandas e sugestões.
Nas discussões além da definição do Regimento, foram decididos alguns pontos relevantes, como a criação de uma Comissão de Validação, com cinco membros para as futuras decisões. Também foi criada a Comissão de Metodologias e Sistematização, que deverá conduzir a realização da Conferência em convergência com todos os temas.
Ao promover as reuniões preparatórias, o Governo do Estado, por meio da Cehap, reafirma o compromisso com a transparência e a participação social, entendendo como peças fundamentais para a construção de políticas públicas cada vez mais inclusivas.
Conferência Estadual
O evento volta a ocorrer após 10 anos de espera e a data de realização deve ser definida em breve. Com o objetivo de ajudar na construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis, a Conferência Estadual deve ocorrer, bem como as Conferências Municipais, para estabelecer as diretrizes que serão levadas à Conferência Nacional, realizada pelo Ministério das Cidades, reunindo todas as contribuições do pais inteiro.
Na Paraíba, esse trabalho preparatório é conduzido pela Cehap e a expectativa é que a partir dos diálogos, seja possível avançar nas discussões que deverão ser levadas e apresentadas na realização da Conferência Nacional.